sexta-feira, 27 de julho de 2012

O que faz uma casca!?!?

– Roupa cor de rosa é para menina, roupa azul é para menino.
– Menino brinca com carrinho, menina brinca com boneca.
– Meninos não choram!

Essas e outras frases rodiaram a minha infância e são ditas todos os dias, até hoje! Esses dias, a professora da minha sobrinha falou para ela parar de jogar futebol, pois era coisa de menino!!! Ela tem apenas 7 anos e pode ter sido roubada de uma carreira, de um sonho.

Enfim, estou contando essa história para iniciar uma reflexão de algo que aconteceu comigo na academia. Acordei atrasado e minha roupa não estava separada para o treino. Peguei uma bermuda e uma camiseta de time, que é a única de time que eu tenho, e eu a comprei porque achei bonita e porque sempre quis uma camiseta de time europeu.

Estava lá treinando e, de repente, o meu professor chega e começa a falar de futebol comigo. Daí eu: "Oi? Não sei do que você está falando!". Óbvio que eu não falei. Fiquei olhando e concordando e/ou descordando. Mas sabe quando você fala de um assunto, mas sem propriedade nenhuma? E o pior que não foi uma puxada de assunto, foram várias!

A ideia aqui é refletir como somos julgados pelo que vestimos ou por alguns comportamentos que temos. Não estou falando que quero ser percebido como gay, portanto não fale sobre futebol comigo. Falo sobre como vivemos em padrões, somos padronizados: tem gays que gostam de futebol, tem héteros que não gostam. A vida é assim, mas não é encarada dessa forma: se visto uma camisa rosa, sou gay e não entendo nada de futebol / se visto uma camiseta de time, sou hétero e entendo tudo de futebol.

Penso muito nessas relações e não sei como poderia ser diferente. É muito difícil organizar o mundo. Essas conversas do dia a dia são as mais difíceis de mudar, pois são dessas trivialidades que surgem os papos mais dentro de um formato pré-estabelecido.

Como fazer para isso ser diferente? Talvez se eu tivesse jogado a real, poderia ter sido diferente ou teria outra situação para contar. Não sei!

Um comentário:

  1. eh verdade...a "primeira impressão", a casca, realmente trasnmitem uma informação, se estamos de preto, se estamos de branco, se somos homens deduzem que nos relacionamos afetivamente com mulheres, se temos filho deduzem que somos (ou fomos) casados. Somos seres muito "visuais" e nosso repertório sempre nos faz tirar conclusões. Mas não sei se isto é ruim...Tanto é que temos um "gaydar" que os heterossexuais não tem...o que gera muitas oportunidades não é (rsrsrs)
    Por isto as vezes temos que ser explicitos, se não quisermos ser "misunderstood" .
    Excelente post! daqueles que estimula reflexão

    ResponderExcluir