terça-feira, 11 de outubro de 2011

15 anos sem Renato Russo


Sempre precisei de um pouco de atenção, minha sempre dizia. Procuro tanto por atenção, que criei este blog. Hoje a noite não tem luar, está frio e é dia de relembrar. Como um blog gay, não posso deixar de comentar os 15 anos da morte de Renato Russo, não só por ele se declarar gay, mas também pela importância de sua música. Acho que até a mais lesada sabe de quem eu estou falando (ou não?). Como sou um animal sentimental (mas não me apego facilmente), vou contar um pouco sobre a minha trajetória com o Renato.

Enquanto ele estava vivo, eu estava longe, longe, em outra estação. Quando ele morreu eu tinha 11 anos, não me recordo de assistir a nada sobre sua morte. Sabe quando você sabe da existência da pessoa, mas ainda é indiferente para você?

O primeiro contato significativo que eu lembro foi com uma menina da minha sala no primeiro ano. Estávamos fazendo um trabalho na escola e o tema era sobre perdas que tivemos ao longo da nossa vida. A história dessa menina era sobre a morte de Renato e que esse dia foi o mais triste da vida dela e que ela chorou muito. Dos passeios do colégio lembro sempre de ter alguém que sabia tocar violão e cantávamos "Eduardo e Mônica", "Pais e Filhos" e até "Faroeste Caboclo". Desde então comecei a perceber a importância dele para todos os jovens.Há tempos eu já deveria ter ouvido Legião Urbana seriamente, mas ainda ainda não havia chegado o meu momento de ter contato com ele!

O meu interesse realmente começou quando, na casa de um amigo, ouvi a coletânea Mais do Mesmo com os principais hits da banda. Peguei emprestado e fiz cópia do CD (não, não tinha MP3 ainda). Depois emprestei de um outro amigo As Quatro Estações (o álbum do qual eu mais gosto). A parti daí li muito sobre a banda na internet e alguns livros também (indico Conversações com Renato Russo).

O que eu acho interessante da Legião é a completa aversão a gravar videoclipes. Imagine, metade da década de 80, todos as bandas fazendo seus vídeos e a Legião com uma míngua de vídeos para assistirmos. Ahhhhhhhhhhhhhh!!!! O vídeo que eu escolhi para o post é "Strani Amore" do álbum Equilíbrio Distante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário