sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Minha união estável homoafetiva

Não é retrospectiva 2011! Sim, eu e meu companheiro assinamos a nossa declaração de união estável cinco meses depois da decisão histórica do Supremo Tribunal Federal em reconhecer os direitos dos casais homossexuais (Foi no dia cinco de maio). Nesses cinco meses acompanhamos várias notícias de vários casais e eu meu marido sempre conversamos sobre quando iríamos oficializar a nossa UNIÃO.

A partir disso pensamos em mmarcar em uma data que fosse simbólica para nós, como a data que começamos a namorar. E então ficou decidido. Nesse meio tempo, eu acabei pedindo demissão no meu emprego e vou começar a trabalhar em uma nova empresa. Quando peguei a lista de documentos e vi que poderia ser entregue no lugar da certidão de nascimento, entre outros documentos, a Declaração de União Estável. Na lista não havia distinção de hetero ou homoafetividade, então resolvi arriscar!

Como sempre falo, uma das propostas do blog é a de afirmar que temos que ser gays em todos os lugares (ou seja, tive que me por à prova). Enviei um email para a funcionária do RH, perguntando se havia uma política de direitos para casais homossexuais e ela me respondeu positivamente. Ehhhh! Achei muito legal o posicionamento da empresa.

Nós oficializamos no mesmo cartório em que Toni Reis e David Harrad oficilizaram a deles, o 6º Tabelionato de Curitiba. Inclusive, gostaria de falar da naturalidade do tabelião que nos atendeu. Estava receoso de como seríamos tratados. Fora isso, as nossas "madrinhas" são um arraso. Uma é heterossexual e minha grande amiga. A outra é minha super amiga lésbica dona do blog "Ela e outras mulheres". Foi muito legal.

Outra coisa que é muito legal foi colocar a data desde de quando começamos a morar juntos e perceber que eu já dividimos nossas vindas um com o outro há quase três anos. É legal ter um documento em que os nossos direitos de casal estão reconhecidos. Ler nesse documento a expressão "entidade familiar" é muito emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário